Pensamento Sistêmico – Uma Nova Visão

Pensamento Sistêmico – Uma Nova Visão

pensamento menorCerta vez assistia ao ilustre Prof. Mário Sérgio Cortella e guardei, dentre tantas palavras, aquelas que mais fundo me tocaram naquela ocasião. Ele dizia que hoje as raízes estão no movimento.

Refleti acerca daquela frase por algum tempo. Ele se referia exatamente ao novo paradigmático. A necessidade do pensamento sistêmico para a compreensão e o desenvolvimento da vida em coletividade.

A arrogância humana de pretender conhecer e explicar para dominar tem levado as pessoas a viverem em um universo paralelo à proposta da vida boa, em que bastaria, tão somente, experienciar, sentir e viver com simplicidade e humildade, reconhecendo a impotência em controlar as coisas e os outros.

A consciência de que cada um de nós é parte do todo dá-nos a dimensão da nossa pequenez, ao mesmo tempo em que nos empodera e nos faz grandes quando percebemos a magnitude do projeto do qual somos partes integrantes e indispensáveis dentro do todo. A parte só existe no todo, fora dele pode ser qualquer coisa, parte não é – alguém já disse isso.

A verdade é que há necessidade de validação e valorização do outro, na medida em que cada experiência é algo novo e irrepetível, por essa mesma razão não faria nenhum sentido descrever a experiência já que ninguém mais poderia sentir do mesmo jeito, sendo imprescindível oportunizá-la individualmente e aceitar que jamais teremos o controle de nada. Entretanto, ao permitir a expressão do outro, enriqueço, exponencialmente, as possibilidades nos resultados.

A teoria dos jogos, estudada e desenvolvida pelo Matemático John Nash, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1994, mostrou que a cooperação proporciona as melhores soluções.

Vivemos certamente um momento de transição, que abre uma perspectiva de evolução para outra realidade, ao que tudo indica, ainda que timidamente, nos conduz à regeneração da vida coletiva.

Percebe-se uma tênue humanização das relações, a busca pelo entendimento nas disputas e a construção de um cenário inédito de pacificação dos conflitos, por meio da aplicação de técnicas adequadas que revelam números satisfatórios nas estatísticas apresentadas.

Um pequeno exército se movimenta nesse sentido. Enquanto avança, cada componente modifica a paisagem em torno de si mesmo, espraiando o novo panorama pelo caminho, contagiando alguns e deixando outros tantos curiosos, vai polinizando.

A esperança que se instala não é aquela que espera parada, mas a que realiza mudanças dia a dia, por isso é dinâmica e eu faço parte dessa tropa de amor que semeia a paz. Assim, cada porta que eu cruzar a levarei comigo, jamais a deixarei do lado de fora.

Um abraço fraterno,
Até as próximas linhas.
Rosane Albuquerque.

Fechar Menu

Estimados clientes, em atenção ao chamado das autoridades para que façamos o isolamento necessário à nossa integridade física e à incolumidade de todos, informamos que as nossas atividades presenciais estão suspensas desde o dia 18.03.2020, e assim seguirá até orientação contrária dos órgãos governamentais e de saúde.

No entanto, seguiremos atendendo de maneira remota, pelos meios eletrônicos, como por exemplo: e-mails, WhatsApp, Skype e outras formas de videoconferência. Informamos, ainda, que os prazos judiciais foram suspensos, por determinação do CNJ, até o dia 30.04.2020, inclusive com o fechamento dos fóruns à circulação pública, excetuando-se as medidas emergenciais.

É hora de nos conectarmos ao bem comum, com pensamentos e sentimentos de esperança de que no fim tudo vai dar certo!